Assim como o computador, a calculadora é uma máquina muito útil para fazermos cálculos precisos com rapidez. Ela é utilizada em muitas das atividades que realizamos no nosso cotidiano.
Porém, apesar de as importância incontestável e de sua presença no dia-a-dia da maioria das pessoas, as calculadoras têm sido pouco utilizadas nas salas de aula. Sua ausência pode ser explicada pela crença que se tem de que as crianças "vão deixar de raciocinar"ou "vão ficar preguiçosas". No entanto, pedir às crianças que resolvam cinqüenta operações com lápis e papel, não garante que ela vá raciocinar.
A calculadora deverá ser usada em sala de aula sempre com a medição do professor, com objetivos bem definidos e em momentos demarcados. Assim sendo, ela poderá ser usada como um instrumento:
- que possibilite a reflexão sobre as regularidades do sistema de numeração decimal e das idéias das operações;
- para verificação de soluções de problemas ou algoritmos já realizados mentalmente ou com lápis;
- para aperfeiçoar estratégias de estimativas e cálculo mental.
O uso da calculadora para realizar cálculos básicos, nos oferece uma economia de tempo, o que nos dá a oportunidade de aprimorar a capacidade de raciocinar.
É importante ter claro que o uso da calculadora, não dispensa o cálculo mental e nem os registros em papéis.
Assim como o compasso e a régua, a calculadora é mais um instrumento para promover a aprendizagem. Entretanto, ela possui um potencial bem mais amplo de aplicações em situações extra-escolares. E isso a coloca numa situação privilegiada, como grande auxiliar da aprendizagem. Nossa tarefa consiste em saber utilizá-la com inteligência.