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Feira de Santana, Bahia, Brazil
Allan Victor, formado em Matemática pela Uefs - Ba e especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba. Atualmente leciono no Colégio Castro Alves, Colégio Acesso e no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O uso da Calculadora em sala de aula

Assim como o computador, a calculadora é uma máquina muito útil para fazermos cálculos precisos com rapidez. Ela é utilizada em muitas das atividades que realizamos no nosso cotidiano.

Porém, apesar de as importância incontestável e de sua presença no dia-a-dia da maioria das pessoas, as calculadoras têm sido pouco utilizadas nas salas de aula. Sua ausência pode ser explicada pela crença que se tem de que as crianças "vão deixar de raciocinar"ou "vão ficar preguiçosas". No entanto, pedir às crianças que resolvam cinqüenta operações com lápis e papel, não garante que ela vá raciocinar.

A calculadora deverá ser usada em sala de aula sempre com a medição do professor, com objetivos bem definidos e em momentos demarcados. Assim sendo, ela poderá ser usada como um instrumento:

- que possibilite a reflexão sobre as regularidades do sistema de numeração decimal e das idéias das operações;

- para verificação de soluções de problemas ou algoritmos já realizados mentalmente ou com lápis;

- para aperfeiçoar estratégias de estimativas e cálculo mental.

O uso da calculadora para realizar cálculos básicos, nos oferece uma economia de tempo, o que nos dá a oportunidade de aprimorar a capacidade de raciocinar.

É importante ter claro que o uso da calculadora, não dispensa o cálculo mental e nem os registros em papéis.

Assim como o compasso e a régua, a calculadora é mais um instrumento para promover a aprendizagem. Entretanto, ela possui um potencial bem mais amplo de aplicações em situações extra-escolares. E isso a coloca numa situação privilegiada, como grande auxiliar da aprendizagem. Nossa tarefa consiste em saber utilizá-la com inteligência.

DESAFIOS
Abaixo segue alguns desafios, desenvolva o raciocínio lógico tentando resolvê-los.

DESAFIO Nº 1
Dizem que um homem pediu um milagre para Santo Antônio:
- Multiplique por dois o dinheiro que tenho que dou R$ 20,00 para obras
de caridade.
O milagre aconteceu e o homem pagou a promessa. Achou tão bom que
pediu o mesmo milagre para São João. De novo o milagre aconteceu e, outra
vez, o homem doou R$ 20,00 para as obras de caridade. Então pediu o milagre
para São Pedro. Novamente seu pedido foi atendido e ele doou R$20,00.
Mas, com muita surpresa, o homem constatou que tinha ficado sem
dinheiro.
Quantos reais o homem tinha no início da história?


DESAFIO Nº 2

SUA MENTE É CAPAZ DE DECODIFICAR A MENSAGEM?

M473M471C0 (53N54C1ON4L):
4S V3235 3U 4C0RD0
M310 M473M471C0.
D31X0 70D4 4 4857R4Ç40 N47UR4L D3 L4D0
3 M3 P0NH0 4 P3N54R 3M NUM3R05,
C0M0 53 F0553 UM4 P35504 R4C10N4L.
540 5373 D1550, N0V3 D4QU1L0...
QU1N23 PR45 0NZ3...
7R323N705 6R4M45 D3 PR35UNT0...
M45 L060 C410 N4 R34L
3 C0M3Ç0 4 F423R V3R505
H1NDU-4R481C05

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sejam bem vindos


Nesse espaço você poderá sanar todas as dúvidas existentes em matemática, utilizaremos este, como ferramenta de educação. Por isso, aproveitem e se divirtam, em breve novas postagens. Um abraço.