Olá pessoal!!!
Após um bom tempo sem postagens, estamos de volta com dois temas super interessantes para serem debatidos. Um agrande abraço à todos. Vamos ao que interessa?
Pra que serve isto, professor ?
Onde vou usar isto, professora ?
Todos nós, professores de matemática, já ouvimos estas perguntas em sala de aula.
E foram poucas às vezes em que conseguimos dar a elas uma resposta que satisfizesse e convencesse o aluno.
As respostas clássicas que costumamos dar são estas:
mais tarde você vai usar na física.
Se você quer estudar engenharia precisa saber isto.
Estude porque mais tarde vai cair no vestibular.
Com estas respostas a gente mais se livra do problema do que atende realmente a uma justa curiosidade do aluno.
É fácil entender por que não temos respostas satisfatórias para estas perguntas. Ensinamos o que aprendemos e a matemática que aprendemos também é desligada da realidade. Nós também, muitas vezes, não sabemos para que serve a matemática, embora saibamos que ela serve para alguma coisa.
É preciso romper o ciclo vicioso e esta seção da revista tentará colaborar neste sentido. Vamos ver para que servem certos temas matemáticos estudados no primeiro e no segundo grau.
Entretanto melhor que dar um peixe é ensinar a pescar. Nós, autores deste artigo, temos conseguido algumas respostas para a pergunta: pra que serve isto ou aquilo na matemática? Gostaríamos de contar aos nossos colegas como temos conseguido isto.
O mundo está à nossa volta e a matemática está presente nele, cotidianamente, nas atividades de muitas pessoas. É preciso sair em busca disso e conversar com outras pessoas. Desenhistas mecânicos, projetistas, agrimensores, engenheiros, mestres de obra, comerciantes, bancários, ferramenteiros, torneiros, mecânicos e outros utilizam muito a matemática nas suas atividades profissionais. Interrogá-los e saber que matemática usam é uma experiência bastante rica.
Essa é uma sugestão aos colegas que trabalham com alunos adolescentes ou adultos em cursos noturnos principalmente (por exemplo nos cursos supletivos). Muitos deles trabalham naquelas profissões que relacionamos acima. Peçam-lhes que tragam os problemas que enfrentam nos seus trabalhos e que usam a matemática.
Temos feito e aos poucos têm aparecido problemas interessantes, onde surge uma matemática viva, presente no trabalho diário daquelas pessoas. Os alunos gostam disso. Passam até mesmo a contar conosco para a resolução de problemas que lhes surgem no seu trabalho.
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